O Mapeamento de Retina é um exame oftalmológico realizado com oftalmoscópio indireto, que permite a análise de todas as estruturas encontradas no fundo do olho como a retina, o nervo óptico e o vítreo.
Com o mapeamento, é possível diagnosticar ou avaliar a evolução de doenças sistêmicas, entre elas diabetes e hipertensão arterial.
O exame de Mapeamento de Retina também é indicado para diagnosticar doenças oculares como descolamento de retina, distrofias e degenerações retinianas, doenças da mácula, tumores, oclusões vasculares, hemorragias, traumas e inflamações intraoculares.
É a medição da pressão interna do globo ocular. As variações da pressão intraocular são devidas ao humor aquoso, um líquido que circula no segmento anterior do olho, constituído por 98% de água e 2% de sais, o qual é continuamente produzido e eliminado pelo organismo. Se houver um desequilíbrio no mecanismo de produção/eliminação dele a pressão intraocular varia, geralmente aumentando. A aferição desta pressão é importantíssima para diagnostico e acompanhamento do glaucoma.
A Microscopia Especular de Córnea é um exame oftalmológico indolor cujo objetivo é analisar a quantidade de células presentes na camada mais profunda da córnea, o endotélio corneano, bem como seu formato e tamanho, para verificar se as células dessa região da córnea permanecem saudáveis, descartando doenças degenerativas como a córnea guttata. Com o mesmo aparelho temos o conhecimento da espessura corneana (paquimetria), parâmetro importante para avaliação pré operatória e diagnostico do glaucoma.
Também chamada de topografia corneana, é um exame oftalmológico que avalia o relevo da superfície do olho, muito utilizado no diagnóstico do ceratocone, patologia que causa deformidade da córnea acarretando astigmatismo irregular e consequentemente déficit visual. Também este exame é imprescindível para a adaptação de lentes de contato e avaliação pré e pós operatória de cirurgias do segmento anterior do olho.
O exame de Ecografia Ocular, também chamado de Ultrassom ocular, analisa as estruturas internas e a anatomia do olho, principalmente quando o exame de fundo de olho não consegue ser efetivo pela ocorrência de opacidade dos meios transparentes, como acontece nas cicatrizes da superfície ocular, na presença de catarata ou de inflamações intraoculares (uveítes). Em situações em que as pálpebras estejam inchadas, como no trauma ocular, processos alérgicos e/ou infecciosos, o exame ecográfico tem indicação formal para ser realizado.
A retinografia é a documentação fotográfica do fundo do olho que pode detectar doenças e complicações como: a retinopatia diabética, a retinopatia esclero-hipertensiva, a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), as maculopatias, o glaucoma e o descolamento da retina . Com este exame também fazemos o acompanhamento e seguimento destas patologias. Dispomos de um retinógrafo não midriático, em que o paciente não precisa dilatar a pupila, oferecendo maior conforto e tranquilidade ao paciente.
O exame é feito com uso de um instrumento especial, chamado goniolente, que é uma espécie de lente de contato transparente e uma pequena espelhagem em seu centro. Primeiro é aplicado um colírio anestésico nos olhos e, então, é delicadamente posicionada a goniolente na superfície do olho.
Realizado pela Nutricionista, a bioimpedância é um método utilizado para estimar a composição corporal, medindo a resistência elétrica dos tecidos do corpo. Essa técnica pode ser utilizada para avaliar parâmetros como a porcentagem de gordura corporal, massa muscular, água corporal total, dentre outros.
O Eletrocardiograma é um exame básico e inicial para avaliação da saúde cardiovascular e apontar para algumas anormalidades cardíacas. Este exame também é solicitado pelo cardiologista para acompanhar a melhora ou piora de algumas doenças, e também, se medicamentos para arritmia ou marca-passos estão sendo eficazes.
Os testes cutâneos alérgicos são a primeira escolha para identificar qual alérgeno é o responsável por causar os sintomas de rinite, asma, alergias alimentares e alergias a picadas de insetos. Também são conhecidos como testes de leitura imediata, pois o seu resultado é visualizado em 15 minutos. Além de rápidos, são práticos e de baixo custo, e podem ser realizados em qualquer idade.
São testes utilizados para confirmar o diagnóstico quando os testes cutâneos são negativos, ou para verificar se o paciente adquiriu tolerância após um período ou após o tratamento imunoterápico. São realizados em ambiente hospitalar com a supervisão do médico especialista em Alergia e Imunologia.
Fale Conosco